Sucos e vinhos: encontro estadual vai apresentar inovação e tecnologia, em Bituruna 464x41

4 mins read

Reconhecida, desde 2020, como a “Capital Estadual do Vinho”, Bituruna, no Sul do Paraná, recebe o I Encontro de Sucos e Vinhos do Paraná nos dias 20 e 21 de março. A ação é promovida pela Associação dos Produtores de Vinho de Bituruna (Apruvibi), Sebrae/PR, Prefeitura de Bituruna, Governo do Paraná e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). O evento será realizado no Clube União Progresso. 5q3t1z

Direcionado para produtores de uva, suco e vinho, além de técnicos, pesquisadores e entusiastas do tema, a programação do Encontro contará com palestras sobre produtos de origem, sobre a viticultura no Paraná e no Brasil, processos de produção e regiões geográficas, políticas públicas, enoturismo, além de visitas técnicas às vinícolas da região.

As inscrições para o I Encontro de Sucos e Vinhos do Paraná, bem como a programação completa, estão disponíveis no site do evento.

Desde 1935, o município tem a tradição do cultivo de videiras por causa dos imigrantes italianos que, além das técnicas, trouxeram a paixão pelo vinho. A consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, destaca que o objetivo é oportunizar aos participantes o o a novos conhecimentos e a troca de experiências.

“O Encontro traz uma programação voltada para quem é produtor, gosta do tema, é profissional da área ou tem interesse pelo setor. Através desse compartilhamento de conhecimentos, queremos aprimorar a cadeia produtiva, tendo reflexos na profissionalização da área e, consequentemente, nos seus resultados”, conta Alyne.

A presidente da Apruvibi, Michele Bertoletti Rosso, comenta que o evento contará com profissionais que são referências para o setor.

“Estamos trazendo palestrantes de diversos estados, profissionais da enologia, da viticultura, que são destaque no Brasil. Quem ar por aqui, certamente, sairá com muito conteúdo e com muita informação”, conclui Michelle.

Indicação Geográfica 1r5t1m

Os vinhos de Bituruna contam com o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência (IP), que atesta a qualidade de um produto ou serviço graças à sua origem. Ao todo, quatro vinhos casca dura (do tipo branco, aromático, seco, que leva esse nome por ser de uma variedade de uva rosada com a casca mais grossa) têm a IG.

O selo é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), trazendo também reflexos nas vendas e atesta, para o consumidor, que são vinhos produzidos com boas práticas.

A uva ocupa, atualmente, o quarto lugar entre as frutas cultivadas no Paraná, com uma produção estimada em mais de 51 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). Dentre as iniciativas de fomento à cultura, em 2019, o Estado lançou o Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense com o intuito de estimular a produção de uvas e seus derivados.

Parceiros 6o564s

O evento conta ainda com a parceria do Sistema Confea/Crea-PR/Mútua, da Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (Amea), do Sicred;  e do Sistema Faep, além do apoio da Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) e da Escola de Gestão do Paraná.

Fonte https://pr.oiguassu-br.noticiascatarinenses.com/c

Deixe um comentário Cancelar resposta 3l957

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Uma noite de cinema gratuito em Porto Vitória 5264q

Próxima publicação

PROJETO DE LEI PROPÕE INCLUSÃO DO PINHÃO NA MERENDA ESCOLAR u536a

Última publicação de PR Sul 2q1d6k

ÁGUA EM DIA: SANEPAR LANÇA PROGRAMA PARA REGULARIZAÇÃO DE DÉBITOS 4t5w1r

Em comemoração à Semana do Consumidor, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou nesta segunda-feira

PROJETO DE LEI PROPÕE INCLUSÃO DO PINHÃO NA MERENDA ESCOLAR x2m15

A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o Projeto de

Uma noite de cinema gratuito em Porto Vitória 2l4757

Nesta sexta-feira, dia 02 de fevereiro, o município de Porto Vitória recebe o Projeto Cinema na

PREFEITURA DE PORTO VITÓRIA LEMBRA QUE NOTAS DE PRODUTOR RURAL DEVEM SER ENTREGUES AtÉ DIA 31 DE JANEIRO 2s6w3z

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Porto Vitória, por meio do departamento

Com apoio do BRDE, empresa de erva-mate de Cruz Machado ganha certificações internacionais 3965m

A Qualitá Brasil desenvolve desde 2018 projetos sustentáveis na produção de erva-mate e derivados em Cruz