OPINIÃO JOVEM SOBRE O UNIVERSO JURÍDICO 2f46p

5 mins read
1

A partir desta semana, sempre nesta coluna, o jovem advogado Dr. Max Napoleão Schwartz, OAB/PR 122.310, ará a expor novidades e opiniões a respeito do universo jurídico do Brasil. 465m3p

DESCRIMINALIZAÇÃO DO PORTE DE MACONHA E OUTRAS DROGAS PARA CONSUMO PRÓPRIO NO PAÍS: AFINAL, O QUE DE FATO ESTÁ SENDO DISCUTIDO NO STF?

 

No dia 06 de março deste ano, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 635.659, que discute a possibilidade de descriminalização do porte de drogas para consumo próprio no país. Até o momento, o placar está em 5 a 3 para descriminalização do porte de maconha. O julgamento foi suspenso com pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

Contudo, o que chama a atenção é como boa parte da população não tem a menor ideia do que realmente está se discutindo a respeito deste tema. O que é pior: parecem sentir enorme prazer em disseminar informações falsas e/ou fadadas de incertezas e desconexas do ponto de vista prático e jurídico.

Pois bem, em primeiro lugar o que está em debate é se a despenalização (significando que não há pena de prisão) do porte de maconha para uso pessoal deve ser tratado como crime, isto é, punido com medidas penais ou como um ilícito a ser desestimulado com sanções istrativas, como por exemplo:  advertência sobre os efeitos da droga, prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo, sanções estas dispostas atualmente no Artigo 28 da Lei de Drogas 11.343/2006.

Portanto, não se trata de legalização da maconha! Importante frisar que, o consumo de drogas ilícitas no Brasil continuará a ser ilegal, as drogas não estão sendo e nem serão liberadas no país por decisão do STF. Legalizar é uma decisão de competência do poder legislativo e não ao poder judiciário.

Pode-se dizer que a questão central que estava e está sendo discutida, é definir um critério OBJETIVO para auxiliar os policiais e todos os integrantes do sistema de justiça (juízes, promotores e procuradores) para que se possa DIFERENCIAR com clareza o usuário do traficante, isto porque o tráfico de drogas é crime e continua sendo um dos crimes que mais geram prejuízos para uma sociedade e, portanto, sendo punido com pena de prisão.

Em resumo: Se não for definido uma quantidade de maconha (que é o caso concreto sendo discutido) que diferencia o que é tráfico e o que é considerado para uso pessoal, essa definição continuará nas mãos da autoridade policial em cada caso.

Sendo assim, é preciso um critério que distinga o tráfico do porte para consumo pessoal, critério este que inexiste em lei atualmente.

Em minha opinião, do ponto de vista jurídico, é de extrema importância o que está sendo discutido pelo STF neste tema, uma vez que o final deste filme nós já assistimos e é velho conhecido em nosso país (além de sabermos quem morre no final):

O homem negro e pobre que porta 10 gramas de maconha vai ser considerado traficante e enviado para a prisão. Já o homem branco de bairro nobre com 100 gramas da droga será considerado usuário e liberado.

Portanto, o que está em jogo é evitar a aplicação desigual da lei em razão da cor e das condições sociais e econômicas do usuário.

1 Comment 2bu4j

Deixe um comentário Cancelar resposta 3l957

Your email address will not be published.

Publicação anterior

ELEIÇÕES 2024: DR. ARI CARNEIRO PARA PREFEITO DE UNIÃO DA VITÓRIA 21k65

Próxima publicação

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM BENEFÍCIO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS PORTADORAS DESSE TRANSTORNO? 694i3r

Última publicação de CSJ r6931

BASQUETE: APAB PORTO UNIÃO COMEÇA A FASE REGIONAL DO ESTADUAL 64466o

No masculino sub-15, os comandados do professor Cordovan Neto, neste sábado e domingo (06 e 07

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM BENEFÍCIO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS PORTADORAS DESSE TRANSTORNO? 6b274s

Recentemente, uma mãe procurou meu escritório em Irineópolis/SC buscando esclarecimentos sobre os direitos das pessoas com

ELEIÇÕES 2024: DR. ARI CARNEIRO PARA PREFEITO DE UNIÃO DA VITÓRIA 2aa8

O mesmo grupo político atual o povo não aceita e aguenta mais. Santin e Bachir, Bachir

BASQUETE RUMO ÀS FINAIS. FUTEBOL DO F.C PORTO, RUMO AO BURACO 492ls

Quanto ao futebol profissional da terceira divisão de Santa Catarina, que o F.C Porto continua “disperdendo”,

MUNDIAL DE BASQUETE FEMININO MASTER: MENINAS LOCAIS BRILHAM! 5h5j2t

Terminou no domingo (03/09), o XVI World Maxibasketball Championship Fimba, onde nossas ex-atletas campeãs locais fizeram