Cientistas do Brasil e da França fazem parceria em estudo de combate ao câncer 26145i

2 mins read

Cientistas brasileiros e ses se uniram na pesquisa de tratamentos para alguns tipos de cânceres raros, a começar pelos sarcomas. A parceria foi firmada na semana ada, entre o Hospital A. C. Camargo Câncer Center, que oferece diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa no Brasil, e um dos mais respeitados centros europeus de pesquisa do câncer, o Institut Curie, fundação privada e sem fins lucrativos da França. 146g68

A superintendente de pesquisa do A. C. Camargo, Vilma Martins, explica que sarcomas são tumores com 70 subtipos que afetam as estruturas moles, que correspondem à metade do peso do corpo humano, como músculos, gordura, tendões e nervos periféricos. O paciente com sarcoma apresenta um pequeno nódulo indolor, chamado de lobinho, no local afetado. O nódulo cresce rápido e pode atingir grandes dimensões.

“Sarcomas são relativamente raros e também são agressivos. Há poucas possibilidades terapêuticas”, esclarece a especialista. O tratamento envolve cirurgia para a retirada do tumor, radioterapia antes ou após a cirurgia e quimioterapia, usada para diminuir a incidência de metástases. Em sarcomas de alto grau, são combinadas as três modalidades.

No estudo, pacientes em tratamento nos centros de pesquisa servirão de amostra. Médicos, residentes e cientistas farão intercâmbio entre os dois países para a troca de informações. “Isso vai agregar pessoas também de outras áreas. Será promissor”, afirma a superintendente. Segundo ela, a parceria não tem prazo de término e existe a expectativa de que o combate a outros tipos de cânceres raros também seja estudado.

Radioterapia

Outro foco da fase inicial da pesquisa será a colaboração de avanços na radioterapia. “Temos todo o entendimento de novas abordagens para diferentes tumores” disse Vilma. O A.C.Camargo já atingiu nível máximo de acreditação no setor de radioterapia pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão das Nações Unidas.

 

Deixe um comentário Cancelar resposta 3l957

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Trump recebe crianças em festa de Halloween na Casa Branca 6r2z51

Próxima publicação

A propaganda de detergente que Meghan Markle conseguiu mudar aos 11 anos 6321w

Última publicação de Internacional 2n394e

OMS: surtos de doenças preveníveis ameaçam progresso na vacinação 1s1c5z

Os esforços de imunização estão sob crescente ameaça à medida que a desinformação, o crescimento populacional,

Ministério da Saúde lança Movimento Nacional pela Vacinação 1y6q2l

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos na Escócia 1y5a6a

  A Rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, morreu

Riscos da Ômicron são 50% a 60% inferiores aos da variante Delta 6g5g3v

A variante Ômicron do novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável por dois terços dos novos casos de covid-19

Mundo registra mais de três milhões de casos de covid-19 em 24 horas 216p2m

O número de novos casos de covid-19 registrados em 24 horas bateu o recorde da pandemia,