BIBLIOTECA INCLUSIVA DO CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA DA UNESPAR DISPONIBILIZA ACERVO EM BRAILLE 5g601l

3 mins read

A biblioteca do campus União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançou uma iniciativa inclusiva para oferecer livros literários em Braille à comunidade acadêmica e ao público em geral. As primeiras ações para a realização do projeto foram da coordenadora da biblioteca Vanessa Henriques Veloso Misiê. A iniciativa, que começou com um cadastro em uma editora no final do ano ado, já trouxe resultados interessantes. O acervo conta com oito títulos, mas a meta é a sua expansão nos próximos anos. 3c4m23

“Os livros em Braille começaram a chegar este ano, e já estamos vendo um aumento considerável no o a esse material”, afirma Vanessa. Tudo começou devido à necessidade de incluir os alunos com dificuldade visual do curso de Direito. Após os primeiros títulos chegarem, a biblioteca foi ganhando visibilidade e outros cursos se interessaram pela proposta. Os estudantes do curso de Pedagogia são alguns dos usuários deste acervo, aproveitando os recursos para enriquecer suas formações. Professores levam seus alunos para a biblioteca para fazerem trabalhos sobre o tema ou oficinas. Além disso, a iniciativa alcança outros usuários cegos ou com baixa visão. Além do acervo em Braille, a instituição ainda conta com a biblioteca virtual “Minha Biblioteca”, que oferece audiolivros para este mesmo público.

A unidade informacional recebe também visitas da comunidade em geral. Em alguns casos, o atendimento é realizado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela bibliotecária, objetivando a eficiência do o à informação para o público surdo. A comunidade acadêmica ainda conta usuários surdos que utilizam o espaço da biblioteca para realização de atividades e serviços ofertados.

Além dos alunos, professores e agentes universitários, a comunidade externa também pode usufruir do acervo e das instalações da biblioteca. “Nossa biblioteca é aberta ao público, qualquer pessoa pode vir ler um livro ou estudar aqui. Temos computadores, salas de estudo e um ambiente inclusivo”, explica Vanessa. Os serviços de empréstimo de livros, no entanto, são exclusivos para a comunidade acadêmica.

Vanessa destaca a transformação que a biblioteca tem ado, tornando-se uma biblioteca social. “A biblioteca vive cheia, especialmente à noite, quando temos mais cursos de graduação. A comunidade está conhecendo e aproveitando o trabalho que realizamos aqui”, conclui.

Deixe um comentário Cancelar resposta 3l957

Your email address will not be published.

Publicação anterior

CÂMARA DE VEREADORES DE UNIÃO DA VITÓRIA HOMENAGEIA O CORPO DE BOMBEIRO DE UNIÃO PELOS 10 ANOS DE SERVIÇO A COMUNIDADE 5r1a6c

Próxima publicação

Presidente da AMSULPAR se reúne com Secretário Executivo para tratar sobre assuntos istrativos 135y2p

Última publicação de Porto União e União da Vitória 47g25

União da Vitória terá recolhimento de inservíveis eletrônicos no dia 15 de abril 58m3f

População poderá fazer o descarte correto de eletrônicos como televisores, micro-ondas, aparelhos de celular e óleo

Assistência Social promove Dia D para confecção de Carteirinha de Autista 3b6516

Ação será nesta quinta-feira, 10 de abril, na Secretaria Municipal de Assistência Social A Secretaria Municipal

Terceira Caminhada Ecológica e Turística de Nova Galícia abre inscrições em Porto União 5lu59

A istração de Porto União, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comandada por Marcelo

BINGÃO DO GRUPO ESCOTEIRO IGUAÇU! 5m2d20

Data: Sábado, 12 de abril, às 20h Local: Salão da Igreja Ucraniana – São Basílio Magno,

PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA UNIUV PELA UNESPAR SEGUE PARA ANÁLISE DA PGE 1s3f1b

O processo de incorporação da Uniuv pela Unespar, após discussão e aprovação pelos Conselhos da Universidade